English language Spanish language  Portuguese language 
Você está aquí:> Home> Artigos > Ponto de equilíbrio em vendas >


Ponto de equilíbrio em vendas


O ponto de equilíbrio é um ponto em que, uma empresa não tem lucros ou perdas. Assim, para qualquer volume de vendas acima do ponto de equilíbrio, a empresa obtém lucros, pelo contrário, sofre prejuízos.
Para calcular o ponto de equilíbrio para empresas com várias linhas de produtos, usamos o conceito de margem de contribuição, que leva em conta, o volume das vendas e os totais dos custos, variáveis e fixos. Deste modo temos o Ponto de equilíbrio em vendas e não em quantidades, que é outra forma de cálculo, onde são considerados, o total dos custos fixos, preço e custo variável por unidade de produto.
Margem de contribuição é a diferença em valor ou percentual, entre as vendas e os custos variáveis.
Exemplo:
Vendas = 2.863.00;
Custos variáveis = 1.685,00;
Custos fixos = 1.000,00;
Valor da margem de contribuição = $ 1.178,00;
Margem de contribuição em percentual = 41,15 %;
Ponto de equilíbrio em vendas = $ 2,430.39.
Lucro = $178,00 .
Quando a margem de contribuição cobre os custos fixos, a empresa tem lucro, ou pelo menos, resultado nulo. Caso contrário, significa que a contribuição das receitas não é suficiente para cobrir os custos fixos, e a empresa sofre prejuízo.
Em contabilidade de custos, os custos são classificados em:
a) Custos variáveis - são aqueles que dependem do volume de vendas, por exemplo, matérias-primas, mão de obra direta, etc.
b) Custos fixos - são aqueles que não dependem do volume de vendas. Por exemplo, aluguel, depreciação, juros, despesas de escritório etc. Sabe-se, entretanto, que esses custos não são fixos o tempo todo, Eles variam a cada período.
c) Custos semifixos ou semivariáveis - são aquelas compostos da combinação de uma parte fixa, que é independente do volume de produção e outra, variável, que se altera de acordo com a escala de produção.
d) Custos diretos - são aqueles que estão diretamente associados com o custo do produto, por exemplo, matérias-primas e a mão de trabalho utilizada na produção.
e) Custos indiretos - são aqueles que estão diretamente associados com o produto. Eles são atribuídos por critérios de rateios, por exemplo, Aluguel da fábrica, manutenção, Segurança, supervisão etc.
A análise do ponto de equilíbrio ajuda a evitar perdas, facilitando a tomada de decisão a partir de seus elementos.
Lembre-se que, quanto maior o ponto de equilíbrio, maior será o esforço para manter o volume de vendas nas dificuldades do mercado.
Algumas das razões para o aumento do Ponto de equilíbrio:
a) A redução da margem de contribuição;
b) Aumento dos custos fixos;
c) Elevação nos custos e despesas variáveis, sem contrapartidas em vendas.
Margem de segurança (MS) é um indicador utilizado para informar em que percentual, o valor das vendas pode diminuir antes de sofrer prejuízos.
Fórmulas utilizadas para os cálculos:
1) Margem de Contribuição (MC) = Vendas - Custos Variáveis;
2) MC (%) = (Vendas - Custos Variáveis) / Vendas;
3) Ponto de equilíbrio em vendas = Custo Fixo / (1 -(Custos Variáveis / Vendas));
4) Margem de Segurança = Vendas - Ponto de equilíbrio.
5) Margem de Segurança em porcentagem = (Vendas - Ponto de equilíbrio) / vendas.
Como calcular o Ponto de equilíbrio em vendas.



A informação foi útil?  
Nome: 
Sim Não Sem opinião




Tópicos relacionados

Rentabilidade sistema DuPont Investimento - Valor Presente Líquido Taxa Interna de Retorno (TIR) Taxa Interna de Retorno Modificada Fluxo de caixa descontado Ponto de equilíbrio - quantidades Ponto de equilíbrio - vendas Taxa média de juros Taxa Média de Retorno Análise de balanço Depreciação método linear Depreciação - soma dos dígitos Amortização Sistema Francês Amortização Sistema Constante Amortização - Sistema Misto (SAM) Amortização Sistema Alemão Amortização - Sistema Americano Fundo de amortização (Sinking fund) Demonstração do Fluxo de Caixa Método Direto Demonstração do Fluxo de Caixa Método Indireto Glossário de termos de negócio