English language Spanish language  Portuguese language 
Você está aquí:> Home> Artigos > Demonstração do Fluxo de Caixa pelo Método Direto >


Demonstração do Fluxo de Caixa pelo Método Direto


A Demonstração dos Fluxos de Caixa é um relatório contábil importante para a gestão financeira de uma empresa. Também é de interesse dos banqueiros e investidores. Faz parte do conjunto de relatórios exigido em muitos países, para determinados tipos de negócios.
O relatório exibe as contas ou conjuntos de contas, que contribuíram para aumentar ou diminuir os recursos de caixa de um dado período para seguinte.
O relatório é composto por três secções chamadas de atividades, onde se agrupam as contas, de acordo com suas origens:
i) Atividades operacionais;
ii) atividades de investimento;
iii) atividades de financiamento.
Para a elaboração da demonstração dos fluxos de caixa, existem dois métodos: direto e indireto.
A partir de agora trataremos apenas do método direto.
O método direto agrega as contas do Resultado que efetivamente representam entradas ou saídas de recursos de caixa, iniciando-se pelas vendas, principal fonte de recursos operacionais, mais as variações das contas do ativo, passivo e patrimônio líquido.
Considerando-se dois períodos do Balanço Patrimonial, temos que:
(i) Diminuições dos ativos e aumentos dos passivos representam fontes de caixa;
(ii) aumentos dos ativos e diminuições dos passivos representam usos de caixa.
As receitas e as despesas, de um modo geral representam, respectivamente, aumentos e reduções dos recursos de caixa. Determinadas despesas, como a depreciação, não afetam o caixa. Os aumentos ou diminuições de investimentos, pelo método da equivalência patrimonial também não afetam o caixa.
Para elaborar a demonstração dos fluxos de caixa é interessante preparar uma planilha com os ajustes necessários das contas dos balanços, de modo a torná-los comparáveis.
Há também, a necessidade de ajustes do balanço anterior, quando eventos subsequentes, após a sua publicação afetarem o Patrimônio Líquido, tais como, as destinações: do lucro acumulado, das reservas de capital e o pagamento de dividendos.
Como elaborar demonstração do fluxo de caixa.

A informação foi útil?  
Nome: 
Sim Não Sem opinião




Tópicos relacionados

Rentabilidade sistema DuPont Investimento - Valor Presente Líquido Taxa Interna de Retorno (TIR) Taxa Interna de Retorno Modificada Fluxo de caixa descontado Ponto de equilíbrio - quantidades Ponto de equilíbrio - vendas Taxa média de juros Taxa Média de Retorno Análise de balanço Depreciação método linear Depreciação - soma dos dígitos Amortização Sistema Francês Amortização Sistema Constante Amortização - Sistema Misto (SAM) Amortização Sistema Alemão Amortização - Sistema Americano Fundo de amortização (Sinking fund) Demonstração do Fluxo de Caixa Método Direto Demonstração do Fluxo de Caixa Método Indireto Glossário de termos de negócio