English language Spanish language  Portuguese language 
Você está aquí:> Home> Artigos Análise DuPont>


Análise DuPont


A análise econômica e financeira de uma empresa, pelo Sistema DuPont permite uma melhor compreensão dos fatores determinantes da taxa de retôrno sobre o capital próprio.
Pelo sistema DuPont é calculado diversos índices que afetam a taxa de retôrno sobre o capital, conforme abaixo:
- Margem Líquida, um elemento importante na medição do lucro líquido em relação às vendas líquidas. Quanto maior a margem líquida, melhor para os acionistas.
Fórmula financeira:
Margem Líquida = Lucro Líquido / Vendas líquida;
- Rotação dos ativos; uma medida da quantidade de vezes em que o ativo girou em um determinado período. Este índice é um indicador da eficiência do uso dos ativos. Uma alta rotatividade de ativos sinaliza a possibilidade de margem de lucro baixa. Pelo contrário, indica a possibilidade de alta margem de lucro.
Fórmula financeira:
Rotação de ativos = Vendas líquidas /Total ativo.
- Taxa de retôrno de investimento; medida de desempenho do lucro em relação aos ativos. Quanto maior a taxa, maior eficiência dada, pelos Gestores, aos ativos da empresa.
Fórmulas financeiras:
Retôrno sobre o investimento = (Margem líquida) X (rotação de ativo) - (Fórmula DuPont), correspondente a = (Lucro /Vendas) X (Vendas / Total ativo).
Retôrno sobre o investimento (fórmula simplificada) = Lucro líquido / Total ativo.
- Multiplicador de capital, também chamado de alavancagem financeira, indica a capacidade da empresa em financiar seus investimentos sem a utilização de recursos dos acionistas;
Uma alta alavancagem é muito arriscada, especialmente quando do aparecimento de problemas de crédito ou de mercado, quando a empresa poderá se tornar insolvente.
Elevada alavangem financeira representa um risco a considerar, por não se-ter a certeza, do retôrno.
Fórmula financeira:
Multiplicador de capitais = total de ativos / Patrimônio líquido.
- Retôrno de capital é uma medida daa capacidade de gerar lucros em relação ao patrimônio líquido. Quanto maior o retôrno de capital, melhor para os acionistas.
Fórmulas financeiras:
Retôrno de capital = (Retôrno sobre investimento) X (Multiplicador de capital);
De outro modo, Retôrno de capital = (Lucro / Ativo Total) X (Ativo Total / Patrimônio líquido);
Rentabilidade sobre o patrimônio ( cálculo simplificado) = Lucro Líquido / Patrimônio líquido.
A partir da análise DuPont, conclui-se que, em resumo, uma empresa pode obter um alto retôrno sobre o patrimônio líquido com: elevada margem líquida, eficiente uso de ativos e alta alavancagem financeira.
Como calcular índices financeiros pelo Sistema DuPont.

A informação foi útil?  
Nome: 
Sim Não Sem opinião




Temas relacionados

Rentabilidade sistema DuPont Investimento - Valor Presente Líquido Taxa Interna de Retorno (TIR) Taxa Interna de Retorno Modificada Fluxo de caixa descontado Ponto de equilíbrio - quantidades Ponto de equilíbrio - vendas Taxa média de juros Taxa Média de Retorno Análise de balanço Depreciação método linear Depreciação - soma dos dígitos Amortização Sistema Francês Amortização Sistema Constante Amortização - Sistema Misto (SAM) Amortização Sistema Alemão Amortização - Sistema Americano Fundo de amortização (Sinking fund) Demonstração do Fluxo de Caixa Método Direto Demonstração do Fluxo de Caixa Método Indireto Glossário de termos de negócio